Projeto para Contorno do Morro dos Cavalos em SC é protocolado em Brasília; veja proposta de construção
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Colunista Ânderson Silva explica projeto do contorno do Morro dos Cavalos, em SC
Foi protocolado em Brasília o chamado Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos. Trata-se de um projeto para a área que fica em Palhoça, na Grande Florianópolis. Agora, o governo catarinense precisa esperar uma decisão por parte do Ministério dos Transportes.
Atualmente, a região do Morro dos Cavalos não possui acostamento e a BR-101 fica bloqueado em caso de chuvas fortes ou acidentes. Foi o que aconteceu em abril, quando um caminhão tombou na rodovia, explodiu e o fogo atingiu outros 24 veículos. O projeto para o contorno, inclusive, foi feito após esse acidente.
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A ideia do governo catarinense é uma alternativa a essa situação de falta de acostamento e bloqueios frequentes. O Executivo destacou, porém, que o contorno não exclui a possibilidade da construção futura de túneis na região.
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Como é o projeto
Projeto do contorno no Morro dos Cavalos, em Palhoça
Reprodução/SIE
O contorno ficará entre os kms 233 e 236 da BR-101. Ele será uma alça de 5,2 quilômetros. O custo estimado é de R$ 291 milhões.
A ideia do executivo catarinense é que, no trecho do contorno, as rodovias tenham um único sentido. Na nova alça, passariam somente os motoristas que vão para o Sul. Na BR-101, os que trafegam para o Norte (entenda no vídeo no início da reportagem).
Depois do contorno, a BR-101 voltaria a abrigar os dois sentidos.
O prazo para a execução das obras do contorno é estimado em 3 anos, 1 mês e 15 dias, a contar desde o início do licenciamento ambiental. Como há um trecho dentro de uma terra indígena, isso também complica o licenciamento dos trabalhos.
Sobre isso, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) disse em nota que "qualquer novo projeto que envolva terras indígenas deve ser submetido à autarquia no âmbito do processo de licenciamento ambiental, garantindo a observância da legislação vigente e a proteção dos direitos dos povos indígenas".
Por fim, também seria necessária a construção de uma ponte e um viaduto.
Além da decisão por parte do Ministério dos Transportes, é necessário a definição das responsabilidades entre os âmbitos estadual, federal e a concessionária da BR-101.
O g1 entrou em contato com o Ministério dos Transportes e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
Mapa mostra projeto para contorno no Morro dos Cavalos, em SC
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