Fecoagro completa 50 anos com foco em fortalecer o cooperativismo catarinense
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Em 2025, a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) celebra 50 anos de atuação como uma das principais referências do cooperativismo agropecuário no país. Fundada em 1975, a entidade nasceu com a missão de integrar, representar e fortalecer o setor em território catarinense. Ao longo de cinco décadas, a Fecoagro se tornou sinônimo de cooperação, confiança e desenvolvimento sustentável.
À frente da direção executiva da entidade, Ivan Ramos avalia que o maior desafio, e também, a maior conquista da trajetória, foi a persistência na conscientização sobre a importância da união. Segundo ele, a instituição tem atuado com ênfase para garantir a colaboração entre os agricultores associados.
— Coube à Fecoagro, nestes 50 anos, persistir que com a união das cooperativas, elas ficam mais fortes. Consequentemente, os resultados são maiores para todos os agricultores que fazem parte do nosso ecossistema — destaca.
Um dos pilares da atuação da Fecoagro é a produção de fertilizantes, feitos em uma indústria localizada em São Francisco do Sul, considerada a maior do setor em Santa Catarina. A estrutura tem capacidade para produzir mais de 700 mil toneladas ao ano, o que garante insumo de qualidade e preço justo aos associados.
— Nos preocupamos em oferecer resultados aos agricultores. Além de atuar como uma reguladora de preços, a Fecoagro está sempre buscando novas tecnologias que provoquem a redução dos custos, aumento da produtividade e redução dos produtos químicos — afirma o diretor executivo.
Com produtos de alta eficiência e formulações adaptadas às diferentes culturas, a unidade tem sido fundamental para elevar a produtividade, ampliar a renda no campo e valorizar o trabalho dos cooperados, sempre com responsabilidade ambiental.
Central de Negócios amplia competitividade
Outro braço essencial da Fecoagro é a Central de Negócios, criada para fortalecer as cooperativas por meio de compras conjuntas de insumos e serviços. A estratégia garante economia de escala, maior poder de barganha e eficiência no uso dos recursos.
— Com essa iniciativa, buscamos resultados por escala. Compras conjuntas para as cooperativas possibilita maior poder de barganha nos preços pelo volume, além de padronização de custos. Em 2024, por exemplo, a Central adquiriu R$ 1,5 bilhão de compras conjuntas e conseguiu repassar para as cooperativas economia de aproximadamente R$ 50 milhões — detalha.
Programa Terra Boa garante apoio ao pequeno produtor
O Programa Terra Boa, também conhecido como Sistema Troca, é uma das principais iniciativas operadas pela Fecoagro em parceria com o governo de Santa Catarina. O modelo permite que agricultores adquiram sementes, calcário e outros insumos com pagamento garantido pela entrega futura da safra.
Ivan explica que, com o programa, é possível reduzir custos de produção das lavouras, especialmente do milho. Além disso, a iniciativa viabiliza o uso de tecnologias no campo, especialmente para o pequeno agricultor. Com isso, os produtores catarinenses garantem mais rentabilidade, produtividade e independência da importação de milho de outros estados ou países.
Além de apoiar a produção de milho, o programa também beneficia atividades como a pecuária leiteira e a apicultura, e estimula práticas de conservação do solo. O modelo de parceria público-privada é considerado referência nacional pela inovação e pelos resultados alcançados.
Comunicação cooperativista fortalece laços
Ao longo das cinco décadas de atuação, a comunicação sempre esteve no centro da estratégia da Fecoagro. A entidade investe em programas de rádio, televisão e em presença digital para informar, orientar e fortalecer a identidade cooperativista.
— Como as cooperativas trabalham com muitas pessoas – só nas 10 cooperativas singulares da Fecoagro são mais de 70 mil famílias –, de diversas regiões e atividades, precisamos ter uma comunicação permanente com o público. Através dos nossos canais, incentivamos, informamos, orientamos e educamos os agricultores cooperados para a prática da união cooperativista — reforça.
Ivan afirma, ainda, que a Fecoagro adota a postura de comunicação direta em diversas plataformas, desde que a cooperativa foi criada. No mesmo contexto, a organização acompanha as inovações que surgem na área, e tem conquistado a audiência de diversos agricultores.
Perspectivas para o futuro
Com a comemoração dos 50 anos de história, a Fecoagro segue preparada para novos desafios. A entidade entende que a integração e a cooperação continuam sendo ferramentas fundamentais para o fortalecimento do agro catarinense.
— Sempre que surge a necessidade de união no campo em busca de melhores resultados, a Fecoagro tem sido o instrumento para operacionalizar projetos de interesse comum. Acompanha as novas tecnologias e estimula a integração e intercooperação. A nossa missão é estar sempre abertos para discutir novos projetos de interesse comum especialmente na área do agro em Santa Catarina — conclui Ivan.
Para acompanhar a Fecoagro, basta acessar o site da cooperativa.